Francisco Franco

1892-1975 

Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco Bahamonde nasceu em Ferrol, na Corunha, em dezembro de 1892, no seio de uma família de militares.

Franco iniciou a sua carreira militar na Academia de Infantaria de Toledo, tendo concluído seus estudos em 1910. Entre 1912 e 1929, serviu em Marrocos, e, em 1925, com apenas 33 anos, foi promovido a General de Divisão. A sua prestação na guerra colonial em Marrocos fê-lo ganhar prestígio.

Após a vitória republicana nas eleições de fevereiro de 1936, Francisco Franco afastou-se da chefia do Exército e foi enviado para as Canárias.

Em julho do mesmo ano, desembarcou secretamente em Marrocos e juntou-se à rebelião comandada pelo general Sanjurjo. A morte do general levou Franco a assumir a chefia do movimento. A 17 de julho de 1936, Emilio Mola e Francisco Franco iniciaram uma sublevação para derrubar a República, que se repercutiu em revoltas militares nacionalistas por todo o território espanhol.

A 1 de outubro de 1936, Franco foi proclamado o "Generalíssimo" das forças militares nacionalistas. Com a vitória franquista na Guerra Civil, a 1 de abril de 1939, assumiu o poder, num governo ditatorial, até à sua morte, em 1975.

Francisco Franco ficou conhecido para a História como o "Caudilho" de Espanha, título que significa "chefe da fação ou partido" ou, em sentido figurado, "ditador".

Helena Rodrigues, 12ºB, nº 7
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora